Comentários sobre: Código Florestal Brasileiro – quais seriam os impactos das mudanças propostas? http://campanhayikatuxingu.org.br/2010/07/26/codigo-florestal-brasileiro-quais-seriam-os-impactos-das-mudancas-propostas/ uma campanha de responsabilidade socioambiental compartilhada Mon, 08 May 2017 17:39:18 -0300 hourly 1 Por: Nilson http://campanhayikatuxingu.org.br/2010/07/26/codigo-florestal-brasileiro-quais-seriam-os-impactos-das-mudancas-propostas/comment-page-1/#comment-3729 Nilson Fri, 01 Jun 2012 13:18:04 +0000 http://www.yikatuxingu.org.br/?p=1692#comment-3729 Enquanto tudo está bem, não lembramos que precisamos PRESERVAR; mas quando começam as fortes enchentes, calor em excesso, ventos e seca prolongada, aí pensamos que temos que fazer alguma coisa, pois aí pode ser tarde demais. Temos que pensar que a NATUREZA é nossa fonte de vida, como cereais, frutas, legumes, verduras, grãos, raízes, farináceos, e o mais importante A ÁGUA, tudo o que vamos fazer precisamos DELA.Se tudo começar a faltar por causa do reverso causado pelo Homem, aí lembraremos que poderíamos ter preservado as nossas florestas. O ÍNDIO É QUE ESTÁ CERTO... Enquanto tudo está bem, não lembramos que precisamos PRESERVAR; mas quando começam as fortes enchentes, calor em excesso, ventos e seca prolongada, aí pensamos que temos que fazer alguma coisa, pois aí pode ser tarde demais. Temos que pensar que a NATUREZA é nossa fonte de vida, como cereais, frutas, legumes, verduras, grãos, raízes, farináceos, e o mais importante A ÁGUA, tudo o que vamos fazer precisamos DELA.Se tudo começar a faltar por causa do reverso causado pelo Homem, aí lembraremos que poderíamos ter preservado as nossas florestas. O ÍNDIO É QUE ESTÁ CERTO…

]]>
Por: Humberto http://campanhayikatuxingu.org.br/2010/07/26/codigo-florestal-brasileiro-quais-seriam-os-impactos-das-mudancas-propostas/comment-page-1/#comment-3704 Humberto Fri, 18 May 2012 14:59:17 +0000 http://www.yikatuxingu.org.br/?p=1692#comment-3704 A ipotese de desmatar para, ampliar a produçao de alimentos ,é uma ideia descartada. uma ves que,50% dos alimentos produzidos no Brasil,vai para o lixo! O projeto do Sr.deputado é uma vergonha...! espero uma grande mobilizaçao pelo país! A ipotese de desmatar para, ampliar a produçao de alimentos ,é uma ideia descartada. uma ves que,50% dos alimentos produzidos no Brasil,vai para o lixo!
O projeto do Sr.deputado é uma vergonha…!
espero uma grande mobilizaçao pelo país!

]]>
Por: Lorenna http://campanhayikatuxingu.org.br/2010/07/26/codigo-florestal-brasileiro-quais-seriam-os-impactos-das-mudancas-propostas/comment-page-1/#comment-3425 Lorenna Wed, 12 Oct 2011 22:23:34 +0000 http://www.yikatuxingu.org.br/?p=1692#comment-3425 Está tão complicado limitar os homens que vivem da produção rural não ir contra a natureza, imagine se essa alteração realmente acontecer... Iremos à destruição total, a destruição será tamanha q em poucos anos receberemos da natureza a resposta. Nós brasileiros pedimos vcs q estão à frente da câmara q n aprovem essa alteração, vote contra, ao invés de pensarem na grana q retornará aos bolsos dos senhores, pensem nas gerações q vêm depois de vcs, seus filhos, netos... pensem. Tudo isso é algo q parece uma piada. Está tão complicado limitar os homens que vivem da produção rural não ir contra a natureza, imagine se essa alteração realmente acontecer… Iremos à destruição total, a destruição será tamanha q em poucos anos receberemos da natureza a resposta. Nós brasileiros pedimos vcs q estão à frente da câmara q n aprovem essa alteração, vote contra, ao invés de pensarem na grana q retornará aos bolsos dos senhores, pensem nas gerações q vêm depois de vcs, seus filhos, netos… pensem. Tudo isso é algo q parece uma piada.

]]>
Por: Devanildo dos santos http://campanhayikatuxingu.org.br/2010/07/26/codigo-florestal-brasileiro-quais-seriam-os-impactos-das-mudancas-propostas/comment-page-1/#comment-3380 Devanildo dos santos Fri, 16 Sep 2011 21:53:46 +0000 http://www.yikatuxingu.org.br/?p=1692#comment-3380 Já esta mais do que na hora, de todos os brasileiros esquecer toda e qualquer divergencia, e nos engajarmos em uma luta sem tregua cotra tudo que venha degradar a natureza, Pois já estamos vendo e sentindo, na propria carne, o resultado de todo mal que foi e esta sendo feito a natureza. Já esta mais do que na hora, de todos os brasileiros esquecer toda e qualquer divergencia, e nos engajarmos em uma luta sem
tregua cotra tudo que venha degradar a natureza,
Pois já estamos vendo e sentindo, na propria carne, o resultado de todo mal que foi e esta sendo feito a natureza.

]]>
Por: Romulo Elias Quedi http://campanhayikatuxingu.org.br/2010/07/26/codigo-florestal-brasileiro-quais-seriam-os-impactos-das-mudancas-propostas/comment-page-1/#comment-2025 Romulo Elias Quedi Fri, 20 May 2011 19:44:42 +0000 http://www.yikatuxingu.org.br/?p=1692#comment-2025 A justificativa de desmatar para produzir mais alimentos do brasil para o mundo, ignora o conhecimento de que o Brasil ainda produz bem por fatores climáticos relacionados ao equilíbrio ambiental. Incentivar o desmatamento e a impunidade é suicídio para a agricultura brasileira em curto prazo. A justificativa de desmatar para produzir mais alimentos do brasil para o mundo, ignora o conhecimento de que o Brasil ainda produz bem por fatores climáticos relacionados ao equilíbrio ambiental. Incentivar o desmatamento e a impunidade é suicídio para a agricultura brasileira em curto prazo.

]]>
Por: Fernando Lima http://campanhayikatuxingu.org.br/2010/07/26/codigo-florestal-brasileiro-quais-seriam-os-impactos-das-mudancas-propostas/comment-page-1/#comment-1701 Fernando Lima Mon, 11 Apr 2011 18:37:33 +0000 http://www.yikatuxingu.org.br/?p=1692#comment-1701 Trata-se da sobrevivêencia do trabalhador no campo e a manutenção da produção no Brasil (celeiro do mundo), os produtores não podem suportar as imposições estrangeiras que não aprovam o desenvolvimento agropecuário. O que o Governo pode fazer e deve fazer é impedir definitivamente o desmatamento. De acordo com a mudança do Cod. Florestal. Trata-se da sobrevivêencia do trabalhador no campo e a manutenção da produção no Brasil (celeiro do mundo), os produtores não podem suportar as imposições estrangeiras que não aprovam o desenvolvimento agropecuário. O que o Governo pode fazer e deve fazer é impedir definitivamente o desmatamento. De acordo com a mudança do Cod. Florestal.

]]>
Por: eduardo carvalho http://campanhayikatuxingu.org.br/2010/07/26/codigo-florestal-brasileiro-quais-seriam-os-impactos-das-mudancas-propostas/comment-page-1/#comment-1338 eduardo carvalho Thu, 10 Mar 2011 19:39:31 +0000 http://www.yikatuxingu.org.br/?p=1692#comment-1338 O assunto é bastante complexo, mas falarei sobre uma realidade que conheço de perto:As pequenas propriedades que estão em margem de rios já desmatadas há mais de cem anos. Nesse caso,uma APP de 30 metros impossibilita ao pequeno proprietario explorar economicamente sua propriedade, uma vez que será privado de grande parte de sua area, alem do fato de não ter condições de recompor a APP. Deveria o Estado, nesses casos, oferecer condiçoes ao mesmo, ao inves de penaliza-lo com multas e privando-o da terra. Falo dos pequenos e médios agricultores e de locais ja desmatados há muito tempo, que não possuem nenhuma vegetação nativa, onde há que se diminuir a APP. Que se proiba onde ainda há vegetação nativa e de maneira proporcional á area. O assunto é bastante complexo, mas falarei sobre uma realidade que conheço de perto:As pequenas propriedades que estão em margem de rios já desmatadas há mais de cem anos. Nesse caso,uma APP de 30 metros impossibilita ao pequeno proprietario explorar economicamente sua propriedade, uma vez que será privado de grande parte de sua area, alem do fato de não ter condições de recompor a APP. Deveria o Estado, nesses casos, oferecer condiçoes ao mesmo, ao inves de penaliza-lo com multas e privando-o da terra. Falo dos pequenos e médios agricultores e de locais ja desmatados há muito tempo, que não possuem nenhuma vegetação nativa, onde há que se diminuir a APP. Que se proiba onde ainda há vegetação nativa e de maneira proporcional á area.

]]>
Por: Neivaldo L.Monteiro http://campanhayikatuxingu.org.br/2010/07/26/codigo-florestal-brasileiro-quais-seriam-os-impactos-das-mudancas-propostas/comment-page-1/#comment-1218 Neivaldo L.Monteiro Thu, 20 Jan 2011 19:25:30 +0000 http://www.yikatuxingu.org.br/?p=1692#comment-1218 A natureza vive a nos dar lições.Os recentes acontecimentos catastróficos de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis estão aí para nossa reflexão e especialmente para a reflexão dos legisladores brasileiros e para o safrimento dos atingidos por aquele fenômeno natural.As área de preservação permanente são áreas geologicamente instáveis. São áreas em que a natureza ainda está buscando moldar um relevo mais estável. Nas imagens mostradas daqueles acontecimentos podemos ver que mesmo as áreas ocupadas em faixa com largura superior à mínima que a lei atual exige preservar, já não foi suficiente para colocar aqueles nossos irmão fora de risco, imagimem os 15 metros propostos pelo deputado! A natureza vive a nos dar lições.Os recentes acontecimentos catastróficos de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis estão aí para nossa reflexão e especialmente para a reflexão dos legisladores brasileiros e para o safrimento dos atingidos por aquele fenômeno natural.As área de preservação permanente são áreas geologicamente instáveis. São áreas em que a natureza ainda está buscando moldar um relevo mais estável. Nas imagens mostradas daqueles acontecimentos podemos ver que mesmo as áreas ocupadas em faixa com largura superior à mínima que a lei atual exige preservar, já não foi suficiente para colocar aqueles nossos irmão fora de risco, imagimem os 15 metros propostos pelo deputado!

]]>
Por: Zel Valeria http://campanhayikatuxingu.org.br/2010/07/26/codigo-florestal-brasileiro-quais-seriam-os-impactos-das-mudancas-propostas/comment-page-1/#comment-1206 Zel Valeria Thu, 13 Jan 2011 13:17:07 +0000 http://www.yikatuxingu.org.br/?p=1692#comment-1206 Se hoje estamos sofrendo com as alterações climáticas, havendo as mudanças do código florestal, estaremos reforçando a nossa propria destruição, pois sabe-se que todos as alterações em um meio são influenciadas e podem causar danos irreversiveis. Nos temos sim, que manter o que temos e nao favorecermos a grandes ou pequenos produtores, mas pensar em preservar o meio para a nossa propria sobrevivencia. Se hoje estamos sofrendo com as alterações climáticas, havendo as mudanças do código florestal, estaremos reforçando a nossa propria destruição, pois sabe-se que todos as alterações em um meio são influenciadas e podem causar danos irreversiveis.
Nos temos sim, que manter o que temos e nao favorecermos a grandes ou pequenos produtores, mas pensar em preservar o meio para a nossa propria sobrevivencia.

]]>
Por: Gabriel Pavan Sabino http://campanhayikatuxingu.org.br/2010/07/26/codigo-florestal-brasileiro-quais-seriam-os-impactos-das-mudancas-propostas/comment-page-1/#comment-1101 Gabriel Pavan Sabino Sat, 18 Dec 2010 20:08:34 +0000 http://www.yikatuxingu.org.br/?p=1692#comment-1101 Sou contra a mudança no Código. Na maioria das entrevistas, Aldo Rebelo alega que a legislação ambiental Brasileira não segue os padrões das grandes potências como os países da Europa, os Estados Unidos, etc. Porém ele e a maioria dos ruralistas não enxergam que nosso país é considerado "megadiverso" e muita das espécies da flora e fauna ainda não foram descobertas e poucos estudos foram feitos nas espécies já conhecidas. O potencial farmacêutico das espécies no nosso país, por exemplo, é praticamente inexplorado. Com um conhecimento e uma exploração sustentável, podemos não apenas exportar produtos de mono cultura, mas também medicamentos e novos conhecimentos. O ponto mais fraco na redação de Aldo é desconsiderar as áreas de várzea e de morro como áreas de preservação. Existem espécies endêmicas que vivem nesse tipo de ambiente e que são essenciais para o recrutamento da vegetação da mata. Áreas com menos de 4 módulos fiscais, compreendem quase 90% das propriedades no Brasil. Eliminar a possibilidade da reserva legal, é destruir a "auto estima" na prosperidade da vida que esses pequenos fragmentos conseguem com muita dificuldade sustentar. Sou contra a mudança no Código.
Na maioria das entrevistas, Aldo Rebelo alega que a legislação ambiental Brasileira não segue os padrões das grandes potências como os países da Europa, os Estados Unidos, etc.
Porém ele e a maioria dos ruralistas não enxergam que nosso país é considerado “megadiverso” e muita das espécies da flora e fauna ainda não foram descobertas e poucos estudos foram feitos nas espécies já conhecidas.
O potencial farmacêutico das espécies no nosso país, por exemplo, é praticamente inexplorado.
Com um conhecimento e uma exploração sustentável, podemos não apenas exportar produtos de mono cultura, mas também medicamentos e novos conhecimentos.
O ponto mais fraco na redação de Aldo é desconsiderar as áreas de várzea e de morro como áreas de preservação. Existem espécies endêmicas que vivem nesse tipo de ambiente e que são essenciais para o recrutamento da vegetação da mata.
Áreas com menos de 4 módulos fiscais, compreendem quase 90% das propriedades no Brasil. Eliminar a possibilidade da reserva legal, é destruir a “auto estima” na prosperidade da vida que esses pequenos fragmentos conseguem com muita dificuldade sustentar.

]]>