Seminário no STR de Lucas do Rio Verde (MT) debate agricultura sustentável

Evento faz parte das atividades da Rede BR163+Xingu, uma das iniciativas da campanha ‘Y Ikatu Xingu. Além da mobilização, serão discutidos desenvolvimento sustentável e situação fundiária do norte do Mato Grosso.

Augusto Pereira. Ponto de Cultura Norte do Mato Grosso.

Por iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde (STR-LRV) foi montada a Feira de Saberes e Sabores, com a produção de agricultores e agricultoras familiares do norte de Mato Grosso. Durante a feira, acontece o Seminário da Agricultura Familiar no Norte de Mato Grosso – rumos e perspectivas da agricultura sustentável. O seminário e a feira fazem parte das atividades da Rede BR163+Xingu e acontecem nos dias 25 e 26 de junho, em Lucas do Rio Verde.

Nilfo Wandscheer, presidente recém-reeleito do STR, ressalta a importância de discutir os problemas e trocar as soluções encontradas por cada comunidade. “É fundamental que essas associações se encontrem e troquem experiências sobre o trabalho que vêm desenvolvendo”.

O seminário debaterá o desenvolvimento sustentável, com Alexandre Olival (Instituto Ouro Verde). Leonel Wohlfahrt, superintendente regional do Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária), irá apresentar a situação fundiária no entorno da BR-163 e cabeceiras do Rio Xingu. Brigite Frick, do Gapa (Grupo Agroflorestal de Proteção Ambiental), e Daniela de Paula (Instituto Socioambiental) apresentarão a campanha ‘Y Ikatu Xingu. Pinajé, do PDA/PADEQ (Projetos Demonstrativos).

Para o evento, estão previstas as participações do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Mutum, Associações dos Projetos de Assentamento Califórnia e Entre-rios, Instituto Padre João Peter, Instituto Centro de Vida (ICV), Ecocachimbo e Cooperagrepa.

Os projetos apoiados pelo PDA/PADEQ buscam alternativas econômicas sustentáveis para as propriedades rurais de assentados e assentadas. Seu objetivo é promover a sustentabilidade das famílias, eliminado o uso do fogo e promovendo o controle dos desmatamentos e o uso racional dos recursos naturais.

Os projetos ligados à Rede BR163+Xingu também fazem parte da Campanha ‘Y IKatu Xingu, que reúne dezenas de entidades representantes de índios, agricultores, fazendeiros, pesquisadores, organizações da sociedade civil, entre outros, tem como objetivo recuperar e proteger as nascentes e cabeceiras do Rio Xingu.

O seminário será realizado no auditório do STR, na Rua Giruá 1196 E, Cidade Nova, Lucas do Rio Verde. Os debates acontecem das 8h às 15h30, e a Feira Saberes e Sabores estará aberta para visitação das 16h às 22h, com apresentações culturais, como música, poesia e teatro. A Associação Cultural Flor do Cerrado e o Departamento de Cultura de Lucas do Rio Verde também terão participação.

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*