Parceria com empresa francesa vai aprimorar o planejamento e monitoramento da paisagem na Bacia do Xingu

Spot Image vai fornecer imagens de satélite para identificar as áreas degradadas e monitorar sua recuperação

Por Gisele Neuls, do Instituto Centro de Vida (ICV).

Para uma boa convivência entre as atividades humanas e as florestas, o planejamento da paisagem é fundamental. Somente olhando para uma paisagem como um todo é que podemos avaliar quais são as prioridades de conservação, o potencial econômico, as necessidades sociais e assim decidir coletivamente como uma região deve se desenvolver. Pois uma parceria com a Spot Image com a Campanha ‘Y Ikatu Xingu vai oferecer as ideais condições para se realizar esse planejamento em duas sub-bacias do Rio Xingu.

Por meio da parceria, a empresa francesa vai ceder ao Instituto Centro de Vida (ICV) imagens de satélite de alta qualidade das bacias dos rios Manissauá-Miçu e Suiá-Miçu, onde o ICV e o Instituto Socioambiental (ISA) desenvolvem atividades de planejamento da paisagem em conjunto com atores locais. Laurent Micol, coordenador-adjunto do ICV, explica que com as imagens do satélite Spot 5, será possível ter um mapeamento mais preciso dos cursos d’água e das Áreas de Preservação Permanente (APP) das duas sub-bacias, bem como dos remanescentes florestais e do nível de degradação das áreas.

As imagens cedidas para o planejamento da paisagem possuem resolução de 10 metros (cada píxel da imagem representa uma área de 10 x 10 metros), quatro vezes maior do que as que vêm sendo usadas atualmente.

Além do apoio ao planejamento da paisagem, a parceria também vai fornecer imagens para o monitoramento dos projetos-piloto de recuperação de nascentes e matas ciliares que os parceiros e entidades envolvidas na Campanha Y Ikatu Xingu vêm desenvolvendo em vários locais da Bacia. As iniciativas envolvem desde comunidades rurais e assentamentos até grandes propriedades e índios em um esforço coletivo para proteger as águas do Xingu. Anualmente, a empresa vai fornecer ao ICV imagens de 2,5m de resolução de cinco municípios: Água Boa, Feliz Natal, Marcelândia, Querência e São José do Xingu.

Isso vai permitir um monitoramento preciso da recuperação dessas áreas, uma das condições necessárias para realmente se comprovar que houve a recuperação. “Hoje um dos principais desafios da recuperação de áreas degradadas é o monitoramento. A partir dessas imagens nós poderemos desenvolver e testar métodos de monitoramento de APP por satélite, que é algo inédito”, aponta Laurent Micol.

A parceria da Spot Image com a Campanha ‘Y Ikatu Xingu faz parte do programa Planet Action, uma iniciativa que apóia projetos ambientais e sobre mudanças climáticas na América Latina, Europa e África.

Saiba mais:

Planet Action – www.planet-action.org
Campanha ‘Y Ykatu Xingu – antigo.yikatixungu.org.br
ICV – www.icv.org.br
ISA – www.socioambiental.org

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*