Festa marca lançamento de livro sobre agentes socioambientais da campanha ‘Y Ikatu Xingu

Agentes socioambientais, familiares, amigos e representantes das instituições parceiras da campanha ‘Y Ikatu Xingu, que promoveu a formação, estiveram no lançamento da publicação. Em momento de descontração, os agentes entoaram no palco a música-tema da mobilização.

Do ISA.

O livro Formação de Agentes Socioambientais no Xingu – Valorizando as descobertas e iniciativas agroflorestais foi lançado em Canarana, no último sábado, dia 1º dezembro. Grande parte dos protagonistas da publicação, os agentes socioambientais, além de familiares e amigos, compareceram ao coquetel de lançamento, que aconteceu no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Pioneiros do Centro-oeste. A publicação conta a história da formação de 42 pessoas realizada em Canarana, de dezembro de 2005 a outubro de 2006.

Representantes de organizações da campanha ‘Y Ikatu Xingu estiveram no lançamento. (E-D): Winti Suyá, presidente da AIK; Armando Menin, um dos 42 agentes formados ; Amintas Rossete, professor da Unemat; Eliane Felten, secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Canarana; Marilei Bier, vice-prefeita de Canarana; Rodrigo Junqueira, coordenador-adjunto do Programa Xingu do ISA; Enrique Svirsky, secretário-executivo-adjunto do ISA; Solange Pereira, do Formad
.

Participaram do evento agentes dos seis municípios do leste da Bacia do Xingu no Mato Grosso que participaram do projeto: Canarana, Ribeirão Cascalheira, Água Boa, Querência, Nova Xavantina e Gaúcha do Norte. Estiveram presentes representantes do Instituto Socioambiental (ISA), da prefeitura de Canarana e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), instituições parceiras da formação, uma das principais iniciativas da campanha ‘Y Ikatu Xingu, de proteção e recuperação das nascentes e matas ciliares do Rio Xingu no Mato Grosso. Marcaram presença ainda representantes do Fórum Mato-grossense para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Formad) e da Associação Indígena Kĩsêdjê (AIK), também integrantes da campanha.

O evento contou com um show da dupla Mineiro e Graciano. Num dos momentos descontraídos da festa, os próprios agentes socioambientais subiram ao palco para cantar em coro a música-tema da campanha ‘Y Ikatu Xingu. Eles também autografaram a publicação.

Os próprios agentes autografaram os livros que fala de alguns momentos significativos de suas vidas e ações socioambientais.

“Esse livro é de e para vocês. Ele conta a história de vocês e das ações socioambientais que vocês vêm desenvolvendo. Todos estão de parabéns”, comemorou, durante a cerimônia de lançamento, o coordenador da formação e coordenador-adjunto do Programa Xingu do ISA, Rodrigo Junqueira. Enrique Svirsk, secretário-executivo-adjunto do ISA, e André Villas-Boas, coordenador do Programa Xingu do ISA, também estavam na festa.

O objetivo da formação foi incentivar a cultura agroflorestal no Cerrado mato-grossense e formar lideranças socioambientais. Pretendeu estimular e potencializar ações que aliassem conservação e recuperação dos recursos naturais com alternativas de geração de renda, valorizando os talentos e potencialidades da região.

Rodrigo Junqueira: “Os grandes protagonistas desse livro são os agentes socioambientais. Ele conta histórias de quem faz a história dessa região”.

Marilei Bier, vice-prefeita e superintendente-regional do Médio Araguaia da Secretária Extraordinária de Projetos Estratégicos do governo do Mato Grosso, ressaltou que a formação foi além do conceito fiscalização ambiental e reforçou a perspectiva de harmonizar produção e conservação na região. “Esse trabalho foi muito importante porque formou consciências e não apenas profissionais, no sentido técnico. O caminho para alcançar o desenvolvimento sustentável é o da educação e o da conscientização”, afirmou.

Uma exposição de fotos contou um pouco da história da formação e das iniciativas socioambientais desenvolvidas pelos agentes.

Recheado de fotos e longos depoimentos, a publicação conta parte da história pessoal de alguns agentes e de iniciativas socioambientais que eles empreenderam durante a formação, nos chamados períodos entremódulos, ou depois dela. Foram registradas ações que vão desde a implantação de sistemas agroflorestais, passando pela recuperação de matas ciliares, até pesquisas e trabalhos em escolas, entre várias outras. Elas incluíram experimentos e aperfeiçoamentos implantados em pequenas propriedades, mobilizaram pequenos grupos de assentados ou até cidades inteiras.

Agentes dos seis municípios participantes do projeto estiveram na festa.

“Espero que a sociedade reconheça esse trabalho e o que nós, agentes socioambientais, aprendemos. Só assim conseguiremos resultados importantes. No Brasil e no mundo, hoje, precisamos de pessoas conscientes”, comentou Irene Marsango, empresária e uma das agentes formadas. Ela considera que o livro cumpre um papel importante de valorizar quem faz e está disponível a agir. “Isso é muito valioso.”


Show. Dupla Mineiro e Graciando, de Canarana, animou a festa.

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*