Formatura dos Agentes Educadores Socioambientais é comemorada com o lançamento do Fundo Xingu Educadores

Aconteceu na sexta-feira da semana passada, 24 de julho, no Sindicato Rural de Canarana, o encerramento do último módulo e a formatura dos Agentes Educadores Socioambientais.
Ao todo, 40 professores da Rede Pública de Ensino de Canarana, Água Boa, Gaúcha do Norte, Campinápolis, Querência e Ribeirão Cascalheira, participaram da formação, realizada pelo ISA, em parceria com as secretarias municipais dos seis municípios e a Cefapro (Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica).

Conforme Rodrigo Junqueira, do ISA, a formação de educadores é muito positiva, porque leva adiante, pras escolas, através dos professores, a temática socioambiental. Foram trabalhados, durante a formação, o desenvolvimento de habilidades técnicas agroflorestais e sociais, para que os educadores coloquem em prática as suas iniciativas.

Além da formatura, aconteceu também na noite, o lançamento do Fundo Xingu, que vai apoiar as iniciativas socioambientais de educadores interessados dos seis municípios. Serão apoiadas 10 iniciativas de até três mil reais cada uma. As iniciativas escolhidas serão colocadas em prática a partir de setembro. O recurso para esse fundo veio da organização parceira, a seguradora Icatu Hartford.

O Fundo Xingu – Educadores Socioambientais, foi concebido e articulado no âmbito da Campanha Y’Ikatu Xingu, que visa proteger e recuperar as nascentes e matas ciliares das cabeceiras dos afluentes do Rio Xingu. Após a primeira edição do Fundo Xingu, ocorrida nos anos de 2007 e 2008, voltado a um público mais abrangente, agora é a vez dos educadores verem as suas iniciativas serem apoiadas e potencializadas.

Os projetos deverão atender, fundamentalmente, temas socioambientais em desenvolvimento pelos educadores, tendo um caráter interdisciplinar, envolvendo no mínimo de 25 alunos. As inscrições poderão ser feitas até o dia 24 de agosto. O resultado das inciativas escolhidas será divulgada no dia 28, no site da Campanha Y’Ikatu Xingu e na mídia local.

Conforme Rodrigo Junqueira, o recurso alocado para o fundo é pouco frente ao que precisa ser feito, mas disse que já é um bom começo. “É um reconhecimento aos apoiadores da campanha”, colocou.

Colaborou Rafael Govari do Jornal “O Pioneiro” de Canarana

2 Comentários

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*