Parceria da Fazenda Olho d’água com a Campanha é exemplo em Água Boa

Com o objetivo de valorizar o cerrado para produção de sementes florestais os proprietários da Fazenda Olhos d’água inovam com exemplos para a floresta familiar, na cidade de Água Boa-MT

A localidade Olho D água é de propriedade da nossa família (Água Boa News) fica a 45 km da cidade de Água Boa. Desde 1998 iniciamos um trabalho de experiências nas áreas de preservação ambiental. Foi um trabalho bem rudimentar, sem financiamento e ou ajudas correlatas. Colocamos a mão na massa foi um trabalho prático sem conhecimentos teóricos. O objetivo seria em primeiro lugar desenvolver conscientização para os nossos filhos Meider (16), Max (18) e Michel (20) tinham 06,08 e 09 anos. A pesquisa na parte de germinação de essências nativas ficou a cargo da minha esposa Idelgmar – até hoje ela não conforma de não ter conseguido fazer nascer às sementes da Sucupira Branca. Idelgmar com muita paciência pesquisou no cerrado e na mata como as sementes nasciam naturalmente. Assim conseguiu sem tecnologia ou meios similares a reprodução da maioria delas. “Refazer uma mata é fácil quero ver é o cerrado” Disse a pesquisadora.

Parceria com o ISA

Em 2005 chegou o Projeto Y Ikatu Xingu desenvolvido pelo ISA – Instituto Sócio Ambiental com o objetivo de preservação das nascentes do Rio Xingu. Nós estamos às margens do córrego das Antas que é afluente do Rio Sete de Setembro que deságua no no Xingu. O Agrônomo Osvaldo Luiz de Souza e o biólogo Eduardo Malta (ISA) procuravam para lançamento do projeto pessoas já com o perfil ambientalista. E bateu na nossa porta. Dalí nasceu uma parceria com ferramentas que estávamos procurando. Nós aprendemos uns com os outros. Fizemos viagens na região do norte de Mato Grosso conhecendo novas experiências. Também via ISA tivemos muitas visitas ilustres nacionais e internacionais. Hospedamos estudantes de Universidades de Nova Xavantina e Brasília que escolheram nosso sítio para estudos dos biomas e atividades práticas. Uma espécie de laboratório natural. Osvaldo é um dos alunos do suíço Ernest Göestch um dos baluartes da Agrofloresta no mundo. E aprendemos essa prática com eles.

Para mostrar de maneira prática o que estamos tentando fazer, produzimos vídeos “caseiros” cada um com 10 minutos. Já pedimos desculpas pela produção. Mais o nosso objetivo não é mostrar glórias e sim a realidade, os erros e acertos. Enquanto eu escrevo este texto minha esposa Idelgmar está preparando sementes de Mangaba para dar a continuidade no plantio direto no cerrado. Dia 04/11 plantamos milhares delas. É uma nova experiência que vamos mostrar em outros capítulos.

O objetivo principal do nosso projeto é produzir sementes de árvores da mata e do cerrado para futuramente enviar para os interessados em também fazer recuperação ambiental na sua propriedade.

retirado do Blog do Kassú- Água Boa-MT

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*