O Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE) é um instrumento de grande importância para o planejamento estratégico do estado. Ele identifica potencialidades, vulnerabilidades e define a forma mais correta para o uso dos recursos naturais. No estado de Mato Grosso, pesquisadores e especialistas realizaram diversos estudos, ao longo de 20 anos, para trazer uma proposta viável de ZSEE, que atendesse à realidade econômica e socioambiental. Porém no dia 30 de março, deputados estaduais aprovaram uma proposta que apresenta claras divergências em relação ao que foi debatido nas audiências públicas e sugerido pelos estudos – era o Substitutivo Integral n° 3, apresentado pelas Lideranças Partidárias. Diversos setores da sociedade mato-grossense apontam graves falhas técnicas, legais e sociais neste documento aprovado.
E você, conhece as propostas para o ZSEE de Mato Grosso? Sabe o que está sendo discutido?
Leia os documentos aqui e conheça mais sobre o projeto de Lei nº 273/2008, que institui a Política de Planejamento e Ordenamento Territorial do Estado de Mato Grosso e os três substitutivos apresentados pelos deputados estaduais. Participe desta discussão!
2 Comentários
O Zoneamento Socioeconômico Ecológico define muitas coisas em nossas cidades e estados, por isso as pessoas deveriam ficar mais atentas a ele. Acho que o substitutito n° 3 não atende às expectativas da sociedade matogrossense e nós deveríamos nos UNIR e EXIGIR nossos direitos.
O Zoneamento Socioeconômico Ecológico deveria ser mais divulgado. Fiz uma pesquisa e Minas Gerais também o tem. Entrei no site e o sistema está disponível, me pareceu um pouco complexo, gostaria de fazer uma pesquisa para saber sobre uma determinada área, vocês têm mais informações sobre o assunto?