Tecnologia Agroflorestanegócio, aplicada pela Campanha ‘Y Ikatu Xingu, é selecionada para Mostra de Tecnologias Sustentáveis 2010

Seleção levou em conta as evidências de melhorias comprovadas no meio ambiente, na qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento socioambientalmente sustentável.
Por Fernanda Bellei

Plantio mecanizado com lançadeira na fazenda Sete Ranchos em São José do Xingu, MT. Foto: Cassiano Marmet

O plantio mecanizado de florestas a baixos custos nas fazendas aliado a geração de renda nas comunidades, que já é realizado pela Campanha ‘Y Ikatu Xingu há cinco anos, na restauração de APPs e áreas degradadas na bacia do Rio Xingu, foi selecionado pela Mostra de Tecnologias Sustentáveis 2010. O evento é organizado pelo Instituto Ethos e será realizado entre os dias 11 e 14 de maio, em São Paulo.

De acordo com organizadores do evento, a seleção das tecnologias é feita a partir de seis critérios, entre eles: as evidências de melhorias comprovadas no meio ambiente, na qualidade de vida das pessoas e/ou no desenvolvimento socioambientalmente sustentável; as contribuições da tecnologia para a sustentabilidade de forma escalar e a potencialidade de reaplicação da tecnologia.

Plantadeira de soja com sementes nativas do Xingu durante plantio na fazenda Canaã, em Canarana, MT. Março de 2010. Foto: Fernanda Bellei

A tecnologia cresceu no âmbito da Campanha ‘Y Ikatu Xingu, voltada à conservação da água e recuperação de matas ciliares degradadas numa região carente de atuação do Estado. Em cinco anos, mais de dois mil hectares de matas ciliares degradadas em centenas de pequenas, médias, grandes propriedades, assentamentos rurais e terras indígenas foram colocadas em processo de restauração.

Sobre a Mostra
A Mostra de Tecnologias Sustentáveis tem como objetivo reunir e disseminar informações e conhecimentos sobre tecnologias sustentáveis disponíveis, visando a intensificação de seu desenvolvimento, produção e uso por indivíduos e organizações públicas e privadas.

“Tecnologias sustentáveis” compreendem metodologias, técnicas, sistemas, equipamentos ou processos economicamente viáveis, passíveis de serem produzidos e aplicados de forma a minimizar os impactos negativos e a promover impactos positivos no meio ambiente, na qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento socioambientalmente sustentável.

Sem a pretensão de ser uma feira de produtos, de empresas ou de ciências, esta exposição tem como objetivo proporcionar ao visitante um ambiente inspirador, onde ele pode ver, interagir e conhecer o funcionamento de tecnologias sustentáveis, assim como suas limitações e os requisitos para o seu adequado desempenho.

A Mostra também não tem a pretensão de trazer soluções definitivas para problemas sociais, econômicos e ambientais que enfrentamos no Brasil e no mundo. A idéia é trazer o que tem sido desenvolvido, seja inovador ou derivado do conhecimento tradicional, para que juntos possamos conhecer e analisar caminhos possíveis para chegarmos a um mundo que todos queremos.

2 Comentários

  • como foi trabalhado a comunidade no sentido aceitar o plantio destas áreas uma vez,as pessoas tem um sentido de perda da área de plantio,por mata.Como se seu a escolha das espécies(só nativa ou nativa/exótica.

  • Achei super interessante o plantio mecanizado espécies nativas, gostaria de por em pratica, aqui em Rio Verde, Goiás. Para isto gostaria de receber informação ao respeito, por exemplo, a partir de quantas has, é recomendado, quantidade de insumos, sementes, adubo, terra, areia, etc.
    Muito obrigado pela atenção e fico no aguardo.
    Atte.
    Abel Enrique Elias

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*