Seleção levou em conta as evidências de melhorias comprovadas no meio ambiente, na qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento socioambientalmente sustentável.
Por Fernanda Bellei

Plantio mecanizado com lançadeira na fazenda Sete Ranchos em São José do Xingu, MT. Foto: Cassiano Marmet
De acordo com organizadores do evento, a seleção das tecnologias é feita a partir de seis critérios, entre eles: as evidências de melhorias comprovadas no meio ambiente, na qualidade de vida das pessoas e/ou no desenvolvimento socioambientalmente sustentável; as contribuições da tecnologia para a sustentabilidade de forma escalar e a potencialidade de reaplicação da tecnologia.

Plantadeira de soja com sementes nativas do Xingu durante plantio na fazenda Canaã, em Canarana, MT. Março de 2010. Foto: Fernanda Bellei
Sobre a Mostra
A Mostra de Tecnologias Sustentáveis tem como objetivo reunir e disseminar informações e conhecimentos sobre tecnologias sustentáveis disponíveis, visando a intensificação de seu desenvolvimento, produção e uso por indivíduos e organizações públicas e privadas.
“Tecnologias sustentáveis” compreendem metodologias, técnicas, sistemas, equipamentos ou processos economicamente viáveis, passíveis de serem produzidos e aplicados de forma a minimizar os impactos negativos e a promover impactos positivos no meio ambiente, na qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento socioambientalmente sustentável.
Sem a pretensão de ser uma feira de produtos, de empresas ou de ciências, esta exposição tem como objetivo proporcionar ao visitante um ambiente inspirador, onde ele pode ver, interagir e conhecer o funcionamento de tecnologias sustentáveis, assim como suas limitações e os requisitos para o seu adequado desempenho.
A Mostra também não tem a pretensão de trazer soluções definitivas para problemas sociais, econômicos e ambientais que enfrentamos no Brasil e no mundo. A idéia é trazer o que tem sido desenvolvido, seja inovador ou derivado do conhecimento tradicional, para que juntos possamos conhecer e analisar caminhos possíveis para chegarmos a um mundo que todos queremos.
2 Comentários
como foi trabalhado a comunidade no sentido aceitar o plantio destas áreas uma vez,as pessoas tem um sentido de perda da área de plantio,por mata.Como se seu a escolha das espécies(só nativa ou nativa/exótica.
Achei super interessante o plantio mecanizado espécies nativas, gostaria de por em pratica, aqui em Rio Verde, Goiás. Para isto gostaria de receber informação ao respeito, por exemplo, a partir de quantas has, é recomendado, quantidade de insumos, sementes, adubo, terra, areia, etc.
Muito obrigado pela atenção e fico no aguardo.
Atte.
Abel Enrique Elias