Datas comemorativas com temáticas socioambientais tem agenda compartilhada de atividades
Por Fernanda Bellei
O envolvimento da comunidade do município de Canarana, MT, nas atividades da Semana do Meio Ambiente foi o primeiro resultado da parceria selada entre a Secretaria Municipal de Educação com o ISA (Instituto Socioambiental), no âmbito da Campanha Y Ikatu Xingu, com participação e apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Atividades como passeio ciclístico, apresentações culturais, lançamento do festival de sementes e visita a plantios de agrofloresta tiveram a participação de escolas, professores e toda a comunidade.
Cristina Velasquez, assessora do ISA (Instituto Socioambiental), destaca a importância da parceria. “Já temos oito escolas diretamente envolvidas com ações socioambientais de cunho pedagógico e experimental. Isso, somado a participação efetiva na agenda do município mostra o avanço de uma parceria importante para a região”.
A secretária de Educação do município, Beatriz Irber, afirma que as atividades desenvolvidas com os estudantes surtem resultado. “Essa grande parceria que nos temos com o ISA e com a Secretaria de Agricultura é de extrema importância, pois permite a inclusão dos nossos alunos nesse debate sobre as mudanças de hábitos e do uso do meio ambiente. É de extrema importância que o jovem e a criança sejam incluídos nessas questões para levá-las a sua família. Temos muitas escolas no interior do município e o aluno que é do campo, portanto filho da terra, aprende a lidar de maneira diferente com a natureza”.

Crianças visitam canteiros de agrofloresta no espaço da EMEI Novo Lar e Casa da Criança. Foto: Fernanda Bellei
Educação Agroflorestal
Os canteiros de agrofloresta implantados no espaço compartilhado pela EMEI Novo Lar e Casa da Criança servem como exemplo das possibilidades e dos benefícios da integração das culturas agrícolas e florestais. Além de servirem como área de lazer para as crianças, dos plantios vêm parte dos alimentos utilizados na merenda escolar. Este ano, estudantes de todas as escolas do município foram visitar o plantio realizado há um ano, no dia 5 de junho, quando se comemora o dia do Meio Ambiente.
A iniciativa de construir os canteiros partiu da professora Lorinete de Marchi e da diretora Tais Regina Franceschet. Ao todo foram quatro plantios realizados em diferentes ocasiões: maio de 2008, julho de 2008, junho de 2009 e “Antes nós tínhamos aqui um terreno baldio, uma terra seca e dura onde nada nascia. O sistema agroflorestal melhorou a terra e nos proporciona uma área verde que nos dá alimentos para a merenda e um espaço para as crianças brincarem”, conta Tais.
Sistema agroflorestal é uma forma de uso da terra que alia culturas agrícolas e florestais em um mesmo espaço. A educação agroflorestal é uma das linhas de ação da Campanha Y Ikatu Xingu, que atua na região das cabeceiras do Rio Xingu, no estado de Mato Grosso.

Mais de 200 pessoas participam do passeio ciclístico pelas avenidas de Canarana, MT. Foto: Fernanda Bellei
Passeio ciclístico
Mais de 200 pessoas participaram do passeio ciclístico pelas avenidas de Canarana, MT, no dia 2 de junho. Jovens e crianças enfeitaram suas bicicletas com materiais recicláveis, como latinhas, papéis e garrafas plásticas, para lembrar da importância da reciclagem do lixo.
No mesmo dia, estudantes da Escola Estadual 31 de Março realizaram diversas apresentações de música, dança e teatro relacionados a temática socioambiental. Margarete Glienke, professora de ciências, afirma que o tema estimula a criatividade dos alunos. “Nós percebemos que os jovens e crianças da rede de ensino de nosso município estão bastante conscientes do que está acontecendo em nosso planeta e estão sensibilizados para a causa socioambiental. Eles usaram de muita criatividade nos trabalhos e aqueles que não participaram das apresentações fizeram cartazes relacionados à Semana do Meio Ambiente”. A escola 31 de Março vem desenvolvendo diversas atividades de sensibilização à causa socioambiental com seus alunos, como a implantação de uma agrofloresta, hortas e outras atividades extracurriculares.

A bióloga Maristela da Rosa apresenta as regras do Festival de Sementes de Canarana. Foto: Fernanda Bellei
Festival de Sementes de Canarana
A terceira edição do Festival de Sementes de Canarana também foi lançada em meio às comemorações da Semana do Meio Ambiente. Reconhecido como um dos principais eventos de responsabilidade socioambiental da região da bacia do Rio Xingu, no estado de Mato Grosso, o festival gera uma grande mobilização na comunidade, que se empenha, junto às escolas, nos trabalhos de coleta e beneficiamento de sementes.
Este ano, estima-se que cerca de quatro mil alunos das 15 escolas do município devem participar dos trabalhos de coleta e beneficiamento de sementes de espécies nativas do Cerrado e de áreas de mata ciliar. O festival é realizado pela Prefeitura de Canarana e pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Campanha Y Ikatu Xingu, ISA (Instituto Socioambiental), IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e apoio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Educação e do Fundo Nacional de Meio Ambiente.
Maristela Becker da Rosa, bióloga da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Canarana e uma das organizadoras do evento, explica que o objetivo é sensibilizar a comunidade escolar e local para a temática ambiental. “Queremos estimular os alunos e professores do município a conhecerem a riqueza das espécies do Cerrado e da mata ciliar local. Também iremos divulgar os trabalhos de restauração florestal na região que têm a participação do viveiro municipal”.
O encerramento do festival e da entrega das sementes está agendado para o dia 30 de setembro. No dia 12 de outubro, durante a programação do Dia da Criança, serão divulgados os nomes da escola e dos alunos que se destacaram nas atividades. A premiação para a escola será um kit de livros “Espaço Verde” e os alunos que tiveram maior envolvimento nos trabalhos serão convidados a uma visita a Fazenda Tanguro, no município de Querência, MT, para conhecer as pesquisas e experimentos desenvolvidos pelo IPAM.
Na última edição do Festival de Sementes de Canarana, foram coletadas cerca de 4 toneladas de sementes nativas que foram utilizadas para plantios de restauração florestal em toda a região.
Cidade limpa
No dia 5 de junho, motoristas que passavam pelas avenidas de Canarana receberam sacolinhas de lixo para veículos, como medida de incentivo para manter a cidade limpa. As atividades da Semana do Meio Ambiente foram realizadas pela Prefeitura de Canarana, Campanha Y Ikatu Xingu, ISA (Instituto Socioambiental), IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saúde, Casa da Criança e EMEI Novo Lar, ARDAVA, Polícia Militar, Equipe de Mountain Bike de Canarana, Agroamazônia, Escolas de Canarana, Sinagro, Supermercado Três Passos, Super Economia, Malasom e Supermercado Müller.
As atividades da Semana de Meio Ambiente em Canarana são realizadas com o apoio financeiro da União Européia. Seu conteúdo é de inteira responsabilidade do Projeto Governança Florestal nas Cabeceiras do Rio Xingu.
Um Comentário
alguem tem e-mail da biologa Maristela Becker da Rosa?