Sistema Integração Lavoura, Pecuária e Floresta é tema de dia de campo em Querência, MT

Empresas e organizações envolvidas na Campanha ‘Y Ikatu Xingu apoiaram a realização do evento
Por Fernanda Bellei
O Sistema ILPF – Integração Lavoura, Pecuária e Floresta é uma técnica de ocupação inteligente que alia a produção de grãos com a pecuária e a preservação ambiental. Além de ser flexível e possibilitar uma grande variedade de combinações de culturas agrícolas e florestais, ele pode ser implantado em áreas pequenas, médias e grandes. As técnicas de implantação e condução do sistema foram apresentadas no Dia de Campo realizado na fazenda Certeza, em Querência, MT, no último sábado, dia 5.

O empresário rural Neuri Wink, proprietário da fazenda Certeza, apresentou a área onde integra seringueiras e plantação de soja, uma combinação favorável para o perfil produtivo da região. Wink falou sobre sua experiência com a integração e os resultados que tem obtido. A integração de pecuária e lavoura como uma alternativa para a diversificação e redução do impacto ambiental também foi discutida entre os presentes, pois, ao viabilizar a recuperação das pastagens degradadas para implantar uma lavoura, o produtor intensifica o uso de sua terra e reduz a necessidade de abertura de novas áreas.

Luciano Langmantel Eichholz, técnico agrícola do ISA (Instituto Socioambiental), falou sobre a importância das Áreas de Preservação Permanente (APPs) para a manutenção da água, insumo de suma importância para qualquer tipo de produção.

O Dia de Campo sobre o Sistema ILPF – Integração Lavoura, Pecuária e Floresta foi realizado pela Embrapa, Fazenda Certeza, CNPq, Plantagro LTDA e Prefeitura de Querência e contou com o apoio de: Unipasto, Pioneer Sementes, AgroAmazônia, Agrosartori, Semear Agrícola IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), ISA (Instituto Socioambiental), Empaer (Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão), Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso), Rádio Alternativa FM, Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), Sindicato Rural de Querência, Sindicato Rural de Canarana e Governo de Mato Grosso.

Parceria Campanha ‘Y Ikatu Xingu

A Embrapa é uma das organizações participantes da Campanha ‘Y Ikatu Xingu nos trabalhos de pesquisas, desenvolvimento de tecnologias e atividades educativas sobre produção agropecuária sustentável na bacia do Rio Xingu, em Mato Grosso. A parceria já rendeu sete subprojetos voltados à recuperação de matas de beira de rio (Áreas de Preservação Permanente), integração lavoura-pecuária e lavoura-pecuária-floresta, monitoramento da qualidade da água, plantio direto de soja, planejamento e uso do solo, educação ambiental, manejo de pastagem e sistemas agroecológicos.

2 Comentários

  • muito bom

  • Oi, eu entrar em contato a partir de Agroads.com, local dos maiores do agronegócio da Argentina com mais de 280.000visitas por mês e cerca de 40.000 oportunidades de negócio no sector agrícola.
    Vimos um site com boa qualidade e comercialização de produtos agrícolas. Se nós adicionamos um link em seu site ao nossopoderíamos acrescentar até 3 itens dentro do nosso Guia deAlojamento e assim promover o seu negócio.
    O link que você deve adicionar é http://www.agroads.com.ar e depoiscomunicá-lo desta forma.
    Claro que eu aprecio o tempo e espero poder acrescentar-nos a confirmação.

    Atte.
    Mariano Sterren

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*