Inpe registrou desmatamento de 76,4 quilômetros quadrados, nos meses de março e abril de 2010
Por Daniela Torezzan, ICV
Mato Grosso foi o estado que registrou o maior desmatamento na Amazônia Legal nos meses de março e abril de 2010, totalizando 76,4 quilômetros quadrados, segundo dados divulgados nesta semana pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O Pará ocupa a segunda colocação, com 17,7 quilômetros quadrados de área desmatada.
Entretanto, de acordo com as informações do sistema DETER (Detecção do Desmatamento em Tempo Real) a cobertura de nuvens em Mato Grosso e no Pará pode ter influenciado o resultado final do monitoramento. Mato Grosso teve cobertura inferior a 25% em março e 5% em abril, enquanto no Pará as nuvens cobriram aproximadamente 75% da área do estado nos dois meses citados.
Ainda segundo o Inpe, a Amazônia perdeu 103,5 quilômetros quadrados de floresta durante o segundo bimestre deste ano, sendo que a quantidade registrada em cada mês foi praticamente igual: 51,79 quilômetros quadrados em março, e 51,71 quilômetros quadrados em abril. Pouco mais da metade da Amazônia (57%) estava coberta por nuvens, e não pode ser monitorada.
O desmatamento detectado em março e abril de 2010 foi maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando o Inpe registrou 17 quilômetros quadrados em março e 36 quilômetros quadrados em abril. Contudo, novamente as nuvens podem ter influência no resultado, já que nos mesmos meses de 2009 a cobertura de nuvens chegou a 88% na Amazônia.
Os dados podem ser conferidos no site do Inpe.
Um Comentário
algo tem que ser feito