Invenção, já patenteada e em processo de conclusão, tem capacidade para retirar 600 quilos de polpa por dia
Em muitos casos, o espinho do pequi é considerado algo ruim, negativo e sem valor. Mas para o professor aposentado e engenheiro florestal Fernando Carvalho da Silva o descarte da fruta representa uma nova oportunidade de negócio. O conhecimento adquirido ao longo dos seus 40 anos de experiência como engenheiro agrônomo resultou na criação de uma máquina despolpadora. O equipamento retira 60 quilos de polpa por dia. Hoje esse trabalho é feito manualmente.
A máquina despolpadora do fruto já está patenteada e em processo de conclusão para o funcionamento. O invento encontra-se pré-incubado na Universidade de Tocantins (UNITINS) e deve chegar ao mercado em, no máximo, dois anos, garante o professor formado pela Universidade de Viçosa em Minas Gerais e aposentado pela Universidade de Brasília (UnB). “Para mim os espinhos do pequi representam oportunidade de negócio e oportunidade de fazer algo inovador pela sociedade”, afirma o inventor.
O equipamento é uma das inovações apresentadas na feira Ciência para a Vida – VII Exposição de Tecnologia Agropecuária, até 2 de maio, na sede da Embrapa, em Brasília.
Com o uso da máquina, o aproveitamento do pequi é total. Isso porque o equipamento também possibilita que seja extraída a castanha do pequi. Com a polpa da fruta é possível produzir sorvetes, picolés, bolos, entre outros produtos. E ainda o resíduo do caroço é transformado em adubo orgânico, e do óleo faz-se o sabão.
“Atualmente a extração da polpa do pequi é feito manualmente, muitas vezes, sem os devidos cuidados de higiene na manipulação do alimento. Tem também a questão da produtividade. Da forma como é feito hoje, manualmente, são retirados apenas 800 gramas da polpa por dia. Com a máquina, o número sobe para 60 quilos”, explica o professor Fernando.
Segundo a pesquisadora da Universidade de Tocantins, Rosilene Neves, por meio do equipamento será possível a inserção de três novos produtos derivados do pequi, nas prateleiras dos mercados. São eles: licor, farinha e o óleo da castanha do pequi. “A universidade está trabalhando à questão do processamento desses alimentos”, diz.
20 Comentários
interessante
gostaria de fazer conserva de pequi sem os carocos, por favor como tirar a poupa manualmente, e como fazer conserva da poupa. muito obrigada.
É muito interessante esta máquina. Mas também tenho um dispositivo que auxilia ao tirar a polpa manualmente e se consegue tirar bastante polpa. Se quiser entrar em contato estarei a disposição em meio email.
Meu email é Wendelrog@hotmail.com
qual a forma adquada que vc encontrou de tirar a polpa do pequi?
Ola,tem 2 formas de fazer, uma e voce cortar lascas do pequi gelado, acabei de fazer uma assim e ficou otima, outra e cozinhar o pequi com agua e depois raspe ele assim ficara de polpa e da forma de cima ficara em pedaços. fiquem com Deus…
A maaquina que retira a poupa do pequi já está a venda?
Estou enteressada na compra, por favor me informe onde eu posso adquirí-la.
DESDE JÁ MEUS ANTECIPADOS AGRADECIMENTOS.
CIDA FERREIRA
Gostaria de saber se a máquina já está a venda e quanto custa
estou precisando de uma maquina, por gentilez
preciso de uma dessas por favor entre em contato comigo.
recruta123@bol.com.br
Preciso de uma maquina dessa, favor enviar maiores informações para meu email tannana@ gmail.com
Já tem em Goiânia Go essa máquina?
pretendo iniciar um pequeno negócio com vendas de pequi em conserva, veja se pode me ajudar, achei a máquina um instrumento de grande valor para iniciar meu negocio
Gostaria de adquirir uma máquina de despolpar pequi.
Por favor , como conseguir uma.
Aguardo.
Elvina
Preciso saber se está máquina já está à venda, onde encontrá-la e quanto custa?
como faço para adquirir a maquina de despolpar pequi?
Gostaria de saber mais detalhes, preço e como adquirir. É preciso aproveitar mais este precioso fruto.
Obrigado.
Gostaria de saber se a maquina ja esta a venda.
Com quem posso procurar, para tirar outras duvidas.
muito ruim de ver o fundo atrapalha a leitura doi as vistas