Cacique Xavante assume Funai de Água Boa, MT

Inácio Roberto

Um fato inédito está virando história: pela primeira vez, um líder Xavante assume o cargo de coordenador técnico da Funai de Água Boa, MT – município localizado na bacia do Rio Xingu. Trata-se de Cipassé Xavante, cacique da Aldeia Wederã, da Terra Indígena Pimentel Barbosa. Cipassé assumiu o posto depois de ter enviado seu currículo para a Funai em Brasília. Cipassé deixou de ser cacique na aldeia, cargo que passou a ser ocupado pelo professor Eurico.

A Terra Indígena Pimentel Barbosa é composta por 9 aldeias e cerca de 3 mil xavantes. Já a Terra Indígena Areões tem 25 aldeias e também cerca de 3 mil xavantes. Cipassé trabalha com entidades não governamentais há 23 anos, tem vasto currículo, inclusive viagens ao exterior. Cipassé disse que vai conversar com todos os caciques das aldeias das ruas Terras Indígenas, no sentido de ouvir das comunidades, quais as principais necessidades de cada aldeia.

“Vamos visitar todas as aldeias para ver de perto os problemas de cada uma”, salientou o novo coordenador técnico da FUNAI local.

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*