ISA lança vídeo sobre plantio mecanizado de florestas

O filme mostra passo a passo a aplicação da técnica de plantio de sementes nativas com maquinário agrícola para promover a restauração florestal


A técnica de plantio mecanizado de florestas, utilizada pelo Instituto Socioambiental (ISA) e instituições parceiras nos trabalhos de restauração florestal realizados no âmbito da Campanha Y Ikatu Xingu, é apresentada em detalhes no vídeo “Plantio mecanizado de florestas: faça você mesmo”. O vídeo, produzido pela Sertão Filmes, produtora parceira da Campanha Y Ikatu Xingu, tem o intuito de disseminar o uso da técnica do plantio mecanizado de florestas que possibilitou colocar mais de dois mil hectares em processo de restauração florestal na bacia do Rio Xingu, no estado de Mato Grosso.

No plantio mecanizado de florestas, diversas espécies de sementes nativas são misturadas e colocadas em maquinários agrícolas, como a plantadeira e a lançadeira de sementes, para realizar o plantio direto. Essa mistura é chamada de “muvuca” e foi aperfeiçoada pela equipe de restauração florestal do ISA para se adaptar às necessidades da região da bacia do Rio Xingu, que abriga vegetação de cerrado e floresta amazônica. A técnica oferece diversas vantagens, além de ser mais rápida e barata em relação ao plantio de mudas.

A muvuca contém sementes de diversas espécies florestais a leguminosas de adubação verde, como o feijão de porco, feijão guandu e crotalaria, que protegem o solo enquanto as árvores crescem. Ela é normalmente utilizada para o plantio de agroflorestas e, por conter espécies frutíferas, resiníferas, medicinais e madeireiras, pode trazer retorno econômico para o dono da área.

Reconhecimento
Além de possibilitar a restauração de grandes áreas, o custo do plantio mecanizado de sementes florestais fica até quatro vezes mais baixo que o plantio convencional de mudas. O método foi destaque na Mostra Ethos de Tecnologias Sustentáveis de 2010 por atender aos seguintes critérios: evidências de melhorias no meio ambiente, na qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento socioambientalmente sustentável; contribuições da tecnologia para a sustentabilidade de forma escalar e potencialidade de replicação da tecnologia.

O trabalho também recebeu importante reconhecimento em julho de 2010, ao ficar em primeiro lugar na chamada pública para seleção de práticas inovadoras em revitalização de bacias hidrográficas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), sob o nome de “Recuperação das nascentes e matas ripárias na bacia do Xingu através do plantio mecanizado de florestas”. A experiência integrada de restauração florestal e coleta de sementes na bacia do Rio Xingu também foi tema de reportagem especial produzida para o programa Globo Rural, que foi ao ar em julho de 2010.

Rede de Sementes do Xingu
A demanda por sementes nativas para trabalhos de restauração florestal da bacia do Rio Xingu, em Mato Grosso, ancorou a Rede de Sementes do Xingu, uma iniciativa que envolve mais de 300 famílias de 19 municípios e sete aldeias indígenas que têm na coleta de sementes uma fonte de renda. A iniciativa que superou todas as expectativas e que, em quatro anos de existência, tornou-se referência para a economia de base florestal na região. O movimento tem participação de agricultores familiares, índios, assentados rurais e viveiristas que estão hoje se profissionalizando na coleta e beneficiamento de sementes nativas para comercialização em escala. Saiba mais sobre a Rede de Sementes do Xingu – www.sementesdoxingu.org.br.

Peça o seu DVD!

Para solicitar uma cópia do DVD, basta preencher o formulário anexo clicando aqui
Se você mora na região de Canarana-MT, envie o formulário para: isaxingu@socioambiental.org
Para pedidos de entrega por correio a outras regiões, envie o formulário para: comercial@socioambiental.org

O número de DVDs é limitado, assim, se o seu pedido for aprovado, nossa equipe entrará em contato com você para definir o processo de retirada ou pagamento de frete do material.

Critérios para a doação
Os DVDs serão doados prioritariamente para:

1- proprietários rurais que já tentaram realizar restauração florestal
2- profissionais e técnicos de empresas que atuam em projetos de restauração florestal
3- técnicos e autoridades de órgãos públicos relacionados à restauração florestal (SEMA, IBAMA, MP, MMA, MAPA, MDA, etc.)
4- educadores e professores de cursos relacionados à restauração florestal

5 Comentários

  • Comentários para as pessoas que preocupam com o futuro:

    Plantio mecanizado de florestas amazônica está sendo muito importante para o mundo, principalmene para impedir aquecimeno global e mundaças climáticas.

    Desde 2008, Xingu discute sobre Aquecimeno Global (projeo de REDD),que mostra a importância de reflorestamento na Amazonia Brasileira.

    O mundo preocupa com vida humana no mundo, sem flosta, como vamos viver; alimentos, mar e gelheira vão desaparecer “Aquecimento Global é preocupação de todos” ainda tem tempo de salvar, isso é depende de nós, ajude projeto de semente e reflorestamento no mundo, garanta o seu futuro, futuro do seu filho e do seu neto.

    Kulumaka Matipu
    ____________________________
    Presidente substituto/Associação Terra Indígena Xingu – ATIX

  • Comentários para as pessoas que preocupam com o futuro:

    Plantio mecanizado de florestas amazônica está sendo muito importante para o mundo, principalmene para impedir aquecimento global e mundaças climáticas.

    Desde 2008, Xingu discute sobre Aquecimento Global (projeo de REDD),que mostra a importância de reflorestamento na Amazonia Brasileira.

    O mundo preocupa com vida humana no mundo, sem flosta, como vamos viver; alimentos, mar e gelheira vão desaparecer “Aquecimento Global é preocupação de todos” ainda tem tempo de salvar, isso é depende de nós, ajude projeto de semente e reflorestamento no mundo, garanta o seu futuro, futuro do seu filho e do seu neto.

    Kulumaka Matipu
    ____________________________
    Presidente substituto/Associação Terra Indígena Xingu – ATIX

  • Sou Eng. Agronomo e trabalho com treinamentos na area de viveiros e poda, enxertia e outras areas pelo SENAR/ES e presto servicos de consultorias na area ambiental.

  • gostaria de receber o video para divulgação no meu estado. Aqui temos enfrentando problema de seca, com necessidade de caixas secas, cordão de contorno nos morros, barraginhas e barragens. trata-se do Estado do Espírito Santo. Atualmente coordeno fórum estadual de recursos hidricos.

  • Olá, sou aluno de mestrada da UFMT, e meu trabalho é a GESTÃO PARTICIPATIVA DA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DA CABECEIRA DO RIO SÃO LOURENÇO: definição e implantação de diferentes tecnologias para realização do PRAD, município de Campo Verde – MT, gostaria de saber se vcs poderiam me enviar esse dvd. Meu endereço é rua fernando correa, n. 775, chapada dos guimarães mt, cep 78195-000. Nome completo Carlos Henrique Bonsi Checoli.

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*