Letícia Camargo e Rosana Gasparini, ISA
Crianças e jovens das etnias Ikpeng, Kawaiweté (Kaiabi) e Kamaiurá se reuniram em outubro no Posto Indígena Pavuru para participar dos II Jogos Escolares organizados pela escola Indígena Estadual Central Ikpeng, no Parque Indígena do Xingu. Foram 115 inscritos, das etnias Ikpeng, das aldeias Moygu e Tupara, Kawaiweté, das aldeias Ilha Grande e Três Irmãos, e Kamaiurá, da aldeia Morena. Os participantes tinham entre 6 a 14 anos e são alunos das escolas indígenas do Médio Xingu.
Os jogos foram realizados ao longo de três dias e envolveram toda a comunidade Ikpeng na organização. As modalidades disputadas foram: Piwiwi (arco e flecha), Parató (arco e flecha com alvo móvel), atletismo de 50m e 100 m, Ayango (cabo de guerra), voleibol e futebol society. A abertura teve apresentação cultural das etnias presentes realizadas pelos alunos.
Incentivo
O primeiro campeonato aconteceu em 2006, somente entre os Ikpeng, a pedido dos alunos. “A escola Ikpeng está tentando se organizar dentro do sistema não-indígena, incluindo atividades da nossa cultura, que antes eram brincadeiras, para preparar os jovens fazê-los ter mais resistência”, disse o professor Korotowo Ikpeng. Os professores Ikpeng, idealizadores do evento, organizaram o campeonato também a pedido dos alunos, pois a maioria dos eventos não abrange essa faixa-etária. Os alunos mais velhos foram os técnicos das equipes.
Os pais e avós incentivaram seus filhos com treinamento, enfeites e confecção de arcos e flechas. “A comunidade está entendendo o papel da escola e a participação de todos colabora para que nossa escola seja melhor”, afirmou Korotowo.
O professor diz ainda que irá procurar apoio para as próximas edições do evento. “Para o futuro, vamos fazer proposta às instituições parceiras, como o ISA, FUNAI e Ministério do Esporte para fazer deste evento uma rotina, para que mais pessoas possam participar”. Korotowo afirma que os organizadores pretendem incentivar o desenvolvimento de outras atividades, como arte, matemática, as diversas línguas do Xingu e artesanato. O evento foi realizado com apoio da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Instituto Socioambiental (ISA) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Um Comentário
Parabéns! Martérias importantes como precisam ser divulgadas! Um abraço grande