3ª Festa do Pequi reúne mais de 250 pessoas em Canarana, MT

Evento que valoriza o fruto do Cerrado já entrou para o calendário do município

Mais de 250 refeições foram servidas durante a 3ª Festa do Pequi, realizada no último dia 14, domingo, em Canarana, Mato Grosso. A festa já entrou para o calendário do município e, todos os anos, atrai apreciadores do fruto de toda a região. O evento deste ano foi realizado pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e pelo Rotary Club, e contou com o apoio dos jovens DeMolays de Canarana.

Mais de 5 mil pequis foram servidos no almoço. Foto: Maria José Araújo

O pequi é uma espécie nativa do Cerrado brasileiro e é bastante utilizado na culinária regional. “Além de valorizarmos o pequi, que é um fruto típico de nossa região, este evento é um momento de envolver a comunidade. Outro ponto importante é a união entre as duas instituições realizadoras, APAE e Rotary Club, em prol de um bem comum”, afirma a diretora da APAE, Maria José Araújo, mais conhecida como “Peninha”. O lucro arrecadado no evento é revertido aos trabalhos filantrópicos do Rotary Club e da APAE.

Apoio da comunidade
A festa do Pequi de Canarana é um verdadeiro exemplo do envolvimento comunitário. De acordo com Lúcia Bensi, presidente da APAE, todo o pequi servido na festa é doado pela população. “Tivemos pessoas que vieram trazer diversos quilos de pequi em caminhonetes e outras que traziam meia dúzia de pequis em uma sacola. Isso demonstra a vontade de ajudar. Agradecemos imensamente a população de Canarana pelo esforço para manter viva esta tradição”. Lúcia conta que mais de 5 mil pequis foram servidos no almoço.

Lassi Schmidt Weirich, presidente do Rotary Club, e Lúcia Bensi, presidente da APAE. Foto: Maria José Araújo

Lassi Schmidt Weirich, presidente do Rotary Club, também ressalta o apoio comunitário na realização da festa. “A prefeitura providenciou os equipamentos para o som do evento e tivemos diversas doações de alimentos feitas pela comunidade”. A Buritis Máquinas e o Supermercado Economia doaram bolos que foram leiloados no almoço e o e Instituto Socioambiental (ISA) doou caixas de sorvetes de frutos do cerrado para a venda no local.

2 Comentários

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*