O programa é a consolidação de um trabalho que vem sendo realizado há seis anos no âmbito da Campanha Y Ikatu Xingu e já colocou mais de dois mil hectares em processo de restauração florestal na Bacia do Rio Xingu em Mato Grosso
Fernanda Bellei, ISA
O município mato-grossense de Canarana, na Bacia do Rio Xingu, está dando um exemplo de iniciativa socioambiental. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seagri), em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA), lançou no ano passado o Programa Municipal de Restauração Florestal, o que possibilitou colocar aproximadamente 40 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APP) em processo de restauração no período de plantios, entre o final de 2010 e início deste ano. O programa é a consolidação de um trabalho que vem acontecendo há seis anos, no âmbito da Campanha Y Ikatu Xingu, e que já colocou mais de dois mil hectares em processo de restauração nas bacias dos rios Xingu e Araguaia, em Mato Grosso.
Para participar do programa, o produtor rural interessado faz seu cadastro e recebe o suporte necessário para restaurar sua área, conforme explica Maristela Becker, bióloga da Seagri. “O produtor nos procura, realiza uma inscrição em nosso programa municipal, preenche uma planilha com vários dados referente à sua propriedade e a área a ser restaurada. Depois disso, realizamos uma visita a propriedade, junto de um técnico do ISA, para poder diagnosticar o passivo ambiental e poder assim planejar qual a melhor técnica para o sucesso do processo de restauração”. Maristela diz ainda que o produtor recebe todas as informações necessárias para a adequação ambiental da sua propriedade.
Neste ciclo de plantios, 21 produtores foram beneficiados pelo programa através da doação de mudas. De acordo com Maristela, foram doadas 32 mil mudas de 90 espécies nativas. “Cada produtor recebeu 1.700 mudas para recuperar 1 hectare de área. Alguns produtores receberam menos mudas, pois sua área não fechava 1 hectare, portanto, temos um total de 19 hectares restaurados com mudas”.
Um dos produtores que recebeu as mudas foi Arami Dall Asta, proprietário da fazenda Santa Bárbara. Sua propriedade tem 1.700 hectares e ele está restaurando suas áreas degradadas há três anos. “A cada ano eu faço a restauração de dois a três hectares da minha fazenda. É uma coisa que temos que fazer de qualquer maneira, mas é muito bom saber que podemos contar com este apoio. É uma boa iniciativa”.
As mudas doadas são do viveiro municipal de Canarana, que também abriga uma casa de sementes. A ampliação do viveiro e a construção da casa de sementes foi viabilizada através de uma parceria com o ISA. As sementes utilizadas para a produção de mudas são provenientes da Rede de Sementes do Xingu e do Festival de Sementes de Canarana, evento realizado a cada dois anos que envolve toda a comunidade do município na coleta de sementes nativas. Ao longo de quatro anos, o viveiro tornou-se uma referência técnica e pedagógica para todo o estado do Mato Grosso.
Plantio Mecanizado de Florestas
Além do plantio de mudas de espécies nativas, a restauração florestal de APPs degradadas em Canarana também é feita através do Plantio Mecanizado de Florestas, técnica que consiste no plantio de sementes nativas com o uso de maquinário agrícola, como plantadeiras e lançadeiras de sementes. Neste ciclo de plantios, oito produtores do município restauraram suas propriedades através desta técnica, totalizando uma área de 17 hectares. De acordo com Natalia Guerin, bióloga do ISA, parte das sementes usadas nos plantios foi fornecida através de projetos do ISA e outra parte foi comprada pelo próprio produtor, que pôde contar com a assessoria dos técnicos do ISA para a realização do plantio quando necessário.
Saulo Sabino da Cunha, proprietário da Fazenda Santana, é um dos produtores que está restaurando suas áreas degradadas com essa técnica. “Conseguimos plantar três hectares em poucas horas de plantio mecanizado, utilizando a plantadeira que usamos para plantar soja. O pessoal do Instituto Socioambiental é que fez toda a operação de implantação da técnica na fazenda e eu acredito que obtiveram muito sucesso, devido à qualidade das plantas que estão na área”.
Parceria de longa data
A parceria entre ISA e Prefeitura de Canarana já permitiu colocar mais de 100 hectares de áreas degradadas em processo de restauração florestal no município, conforme explica Maristela. “Desde 2005 a prefeitura trabalha a importância da recuperação de áreas degradadas com os produtores, principalmente cursos d’água. Em parceria com o ISA, esse processo tem crescido e, a cada ano, temos novos produtores e pecuaristas buscando informações e interessando-se pelo processo de restauração”.
Eliane Felten, secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Canarana, afirma que o trabalho em conjunto permite que as partes envolvidas se ajudem. “A parceria com o ISA foi o que nos abriu os olhos para ver que poderíamos ousar e ir além do que já fazíamos. Antes, nós nem pensávamos em fazer restauração de áreas degradadas ou em ter um viveiro de mudas. Hoje, além de mudarmos nossa estratégia, podemos dividir o peso em três: poder público, ONG e produtores. Um acaba complementando o trabalho do outro”.
Ela destaca, também, que a parceria permitiu, de fato, aliar produção e preservação no município. “Antes da parceria, nós nos dedicávamos mais à produção rural do município e o ISA estava apenas focado na questão ambiental. Esta parceria é a prova de que é possível trabalharmos juntos e aliar produção e preservação. Nosso trabalho continua evoluindo e se tornando referência na região”.
“Parceria é uma palavra da moda: fácil de falar e difícil de praticar. No papel é fácil de fazer e o que mais vimos acontecer. Mas parceria de verdade é aquela que se constrói olho no olho, dia após dia, com base na confiança, partilhando as conquistas e aprendendo com os erros. Nós, do ISA, temos muito orgulho de termos uma parceria de qualidade com a prefeitura de Canarana, parceria construída passo a passo ao longo desses anos”, destaca Rodrigo Junqueira, coordenador adjunto do Programa Xingu, do ISA.
Um Comentário
Sou apaixonada por plantas! Essa materia deveria ser mais divulgada!