Combate ao uso irracional do fogo: MT institui período proibitivo de queimadas
Governador em exercício institui período proibitivo de queimadas em Mato Grosso
Fonte: Secom – MT
O decreto que proibe a prática deve ser publicado no Diário Oficial na próxima segunda-feira
O governador em exercício Francisco Daltro assinou, nesta sexta-feira (01.07), o decreto que dispõe sobre o período proibitivo de queimadas do Estado de Mato Grosso entre os dias 1º de julho até 15 de outubro deste ano. O documento será publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, que circula na próxima segunda-feira (04.07).
O estabelecimento do período proibitivo vem da preocupação do Estado com o incremento na incidência de focos de calor. A tendência é que a situação possa se agravar nos próximos meses tendo em vista o período de estiagem que vai até meados de outubro.
A assinatura do decreto também obedece ao alerta do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), que estimam o predomínio de ar seco e umidade relativa do ar abaixo dos 30% entre junho e setembro deste ano.
Um Comentário
Graças a Deus!Além de proibir queimadas, tem que haver uma severa punição, com multas e até prisão, se alguém for pego colocando fogo em algum lugar.
Nossa terra não merece ser queimada, ela é viva. Só com a vida da terra se pode manter a vida na terra.
Isabel Nunes, Belo Horizonte.