Rede de Sementes do Xingu ganha novas estruturas para armazenamento de sementes

Casas de sementes são entregues em Nova Xavantina e Porto Alegre do Norte. Estruturas darão mais qualidade e dinamismo ao trabalho da Rede de Sementes do Xingu.

Por Christiane Peres e José Nicola da Costa, ISA

Este ano, a Rede de Sementes do Xingu contará com mais duas novas estruturas para armazenamento do que é coletado. São as casas de sementes de Porto Alegre do Norte e Nova Xavantina, ambas em Mato Grosso. Cada uma terá capacidade de armazenar quatro toneladas de sementes.

A estrutura de Porto Alegre do Norte fica na sede da Associação Terra Viva e receberá sementes dos grupos coletores de Confresa, Porto Alegre do Norte e Canabrava do Norte. A outra casa, em Nova Xavantina, atenderá os coletores locais e de Água Boa. As novas casas de sementes serão administradas por um representante de cada núcleo-coletor, que receberá uma ajuda de custo da venda das sementes ou de bolsas dos projetos que apoiam a Rede de Sementes do Xingu.

Casa de sementes de Porto Alegre do Norte

“Os coletores estão bastante animados com a casa de Porto Alegre do Norte, mas ainda vamos fazer encontros com eles para definir melhor a gestão da nova estrutura”, diz Valdo da Silva, presidente da Associação Terra Viva.

Com as novas estruturas, os coletores terão maior autonomia, já que antes dependiam exclusivamente das casas de sementes de Canarana e de São José do Xingu (MT). Além disso, as casas – equipadas com desumidificadores e ares condicionados para a melhor conservação das espécies – servirão de estoque, garantindo o produto de maneira diversificada para honrar os contratos com os compradores, darão maior dinamismo aos processos e garantirão qualidade das espécies coletadas, além de possibilitar o aumento do envolvimento dos coletores com o trabalho.

“Essas novas casas de sementes vão ajudar muito nosso trabalho. Vai facilitar a entrega, diminuir despesa de transporte. Aqui em Nova Xavantina nós não somos muitos coletores, mas a gente coleta em bastante quantidade. Então vai ser ótimo quando começar a funcionar. A gente até já tem semente para entregar na nova casa”, diz o coletor Santino Sena.

Além do armazenamento, nessas estruturas também acontecem os testes de germinação, os experimentos de quebra de dormência de sementes, o controle de qualidade das espécies entregues pelos núcleos-coletores, além da separação das sementes que serão utilizadas nos plantios de restauração e estágio e pesquisas realizadas por estudantes e intercambistas.

As casas de sementes foram construídas pelo ISA por meio de parcerias com o Instituto Ventura, Rainforest Foundation (RFN) e com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).

5 Comentários

  • Olá trabalho com o povo guarani e temos uma area de produçao de sementes e estamos com problema para armazenar, entrei em contato com algumas instituições e até o momento nao tive nenhuma resposata,
    Gostaria de saber se há possibilidade de articularmos esse projeto na aldeia do MS
    Att
    Jerusa

  • Fiquei sabendo a poucos dias da rede de sementes gostaria de saber como faço para me registrar como coletor pois tenho uma pequena propriedade rural estou plantando mudas de arvores que eu mesmo produzo tenho arvores prudutiva de sementes tanto de serrado com de mata e varjão.

    tel 066 9605-9747
    grato

  • Prezado Rodrigo, é preciso saber se existe um núcleo coletor na sua cidade. Para maiores informações procure os responsáveis pela Rede de Sementes (http://www.sementesdoxingu.org.br).
    Atenciosamente
    Equipe Campanha Y Ikatu Xingu

  • Olá,

    Gostaria de saber qual a estrutura interna de uma casa de sementes. Que equipamentos são imprescindíveis dentro de cada uma, além de um desumidificador e de um ar condicionado para impedir a umidade. Ademais, como são os recipientes nos quais as sementes são armazenadas? De papelão?

    Obrigado.

  • Prezado Enzo,
    Na verdade, o que você precisa no interior de uma casa de sementes é exatamente isso: ar condicionado que deixe a temperatura em menos 15 ºC, desumidificador,
    e tambores de papelão para armazenar as sementes. Além disso, uma sala de espera pra entrar e sair da casa pra não dar choque térmico.
    Atenciosamente
    Equipe Campanha Y Ikatu Xingu

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*